terça-feira, 6 de fevereiro de 2007

3º COLEGIAL/ 1º TRABALHO/CARBONO


O que é QUÍMICA ORGÂNICA?
Se você acha que química orgânica é um monstro de sete cabeças, agora, olhando por um novo ângulo, verá como vai ficar mais fácil compreendê-la.
A química orgânica exerce grande participação no nosso cotidiano. Grande parte dos compostos produzidos em nosso corpo são orgânicos por exemplo a uréia e a glicose. Não apenas em nós, como também em todos os seres vivos, sejam eles vegetais ou animais.
Também a encontramos como combustível, na produção de tinta e sabões, até mesmo na criação de um novo composto que pode ser usado para salvar vidas.
Vários produtos essenciais para a vida são orgânicos, por isso existem tantos diferentes compostos.
Além do ar que respiramos (O2) e da água que constitui 80% do nosso corpo, há um átomo que é fundamental: o Carbono. E é dos compostos desse elemento que a química orgânica vai tratar.

http://www.geocities.com/organicabr/

CARBONO

O carbono é único entre os elementos uma vez que forma um vasto número de compostos, mais do que todos os outros elementos combinados com excepção do
hidrogénio. Existe em três formas alotrópicas principais: o diamante, a grafite e o carbono amorfo. Recentemente, foram descobertas moléculas de carbono, como C-60, designado por vezes, por "futeboleno" devido à forma semelhante à de uma bola de futebol. O C60 é um exemplo da classe de novas substâncias chamadas fulerenos.
O
diamante e a grafite ocorrem naturalmente como sólidos cristalinos e possuem propriedades diversas, enquanto carbono "amorfo" é um termo aplicado a uma grande variedade de substâncias carboníferas que não são classificadas como diamante ou grafite.

História

Nas suas formas de diamante e grafite, o carbono é conhecido desde a pré-História. Provavelmente e segundo textos hindús antigos, o diamante é conhecido desde 1200 a.C., mas a primeira referência autêntica ao diamante é atribuída a Manilius, cerca do séc. I da nossa era. O nome diamante deriva de uma corrupção da palavra grega adamas que significa invencível.
É difícil precisar a descoberta da grafite, uma vez que na Antiguidade foi confundido com outros minerais de aspecto semelhante, principalmente a molibdenite (MoS2). A constituição da grafite era desconhecida até aos tempos modernos, julgando-se inclusivé que continha chumbo (um dos nomes da grafite era plumbago, como chumbo), até que Scheele, em 1779, demonstrou que se podia oxidar a grafite originando dióxido de carbono e provando, assim, que a grafite apenas continha carbono. O nome de grafite surgiu com Werner em 1789, e provém do verbo grego graphain, que significa escrever.
Também já se faz uso do carbono como agente redutor na manufactura do ferro e outros materiais desde tempos pré-históricos, mas só recentemente se conseguiu identificar e compreender o seu papel nestes processos.


PROPRIEDADES

Elemento
Nome: Carbono
Número Atómico: 6
Símbolo Químico: C
Configuração Electrónica: [He]2s22p2
Terra: 480 ppm

Substância Elementar mais comum : C (diamante e grafite)
Classe de Substâncias Elementares : Não Metal
Origem : Natural
Estado Físico : Sólido
Densidade [298K] : 3513 kg m-3
Rede Cristalina : cúbica, diamante
Ponto de Fusão : 3820 K
Ponto de Ebulição : 5100 K
Condutividade Eléctrica[298K] : 7.27x104 Ohm-1m-1
Condutividade Térmica [300K] : 1960 W m-1K-1
Calor de :
Fusão: 105 kJ mol-1
Vaporização: 710.9 kJ mol-1
Atomização: 717 kJ mol-1

Sistema Solar: 4.17x108 (rel. a [H]=1x1012)

Nenhum comentário: